Todo dia é seu

Empreendedorismo Feminino 13/03/2022

Mulheres incríveis 🌹

Já faz algumas semanas que não aparecemos por aqui. Muitos acontecimentos, projetos, trabalhos, negócios e desafios. Às vezes a lista de prioridades desordena as posições e tá tudo bem. Mas cá estou cheia de saudade.

Março tem um gostinho diferente para nós mulheres. Celebramos no oitavo dia dele uma data forte, carregada de simbologia e representatividade. Dia internacional da mulher, mês da mulher, mulheres…

Eu sempre digo que todo dia é nosso. Quem é mulher entenderá isso com mais facilidade. Para quem assume vários papéis e tem braços que mais parecem se multiplicar sozinhos, celebrar cada avanço, cada conquista, cada melhoria e cada passo dado, tem que ser coisa de todos os dias. Merecemos isso!

O dia 08 de Março é uma data comemorativa que foi oficializada pela ONU na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para ter as suas condições equiparadas às dos homens. Ações e jornadas foram promovidas pelo mundo todo, em busca da igualdade de gênero e a proteção aos direitos das mulheres.

De 1975, quando realmente essa data se oficializou, já estamos falando de 47 anos de lutas diárias e constantes. Em quase 50 anos após o reconhecimento deste dia, você já parou pra pensar na igualdade de gênero? Na proteção aos direitos das mulheres? Nas políticas públicas voltadas para assuntos femininos que efetivamente aconteceram?

Avançamos sim, mas avançamos lentamente e muito pouco. Precisamos nos reafirmar diariamente como mulheres, como mães e como profissionais para sermos tratadas com respeito, para que nos ouçam e para que chacotas infundadas cessem. Precisamos brigar por cada metro que merecemos ocupar. Temos que levantar bandeiras difíceis para nos posicionarmos, algo que no meu ponto de vista deveria ser muito natural. Mas não é.

A pandemia carimbou em cada uma de nós a marca do retrocesso. Em algumas mais, em outras menos, mas todas sairão carimbadas com ele. Já ultrapassamos a marca de 135 anos, de acordo com o GEM, para atingirmos a equidade de gênero. Para que os nossos direitos sejam os mesmos dos homens. Temos pela frente mais de um século, para ver o que já deveria estar sendo visto há tempos.

Ok! É isso então? É isso que as estatísticas, dados e pesquisas mostram. Tem até um termo bonito criado para tratar desse assunto: Shecession. A recessão feminina escancarada, sem mimimi e sem glamour de capa de revista. As mulheres foram impactadas no bolso, na alma, no coração, no corpo e na mente. Eu espero de verdade que isso doa aí em você como dói em mim. Porque ainda que o seu quadrado seja o das privilegiadas, e tá tudo bem, tem muitas mulheres que estão exaurindo o que lhes resta de força, para sobreviver a mais um dia. Precisamos agora, eu, você, todas nós, cada mulher, toda mulher, ir para o campo. Quanto mais mulheres dispostas a ir para o jogo, melhor será. Não vamos contar os 135 anos de retrocesso, vamos contar cada ano deles que NÓS VAMOS conseguir reduzir.

Essa é a nossa matemática, como dizia a minha saudosa avó. Mire no que pode dar certo. Cuide de você, reconheça as suas feridas, estanque o sangue e RECONSTRUA!!! Superar, reconstruir e retomar são o que precisamos ter em mente agora. E agir é o que vai nos permitir chegar lá. Nada de críticas, nada de comentários maldosos, nada de olhar atravessado, nada de apontar dedos, temos que nos despir de tudo isso. Cada mulher sabe a dor que tem e as escolhas que fez. Boas ou ruins, só ela sabe. Não é direito meu discutir aquilo que é da outra. Temos que parar com isso. Se ao invés de ouvirmos das próprias mulheres esse tipo de comentário 👇🏻

  • Nossa, como ela tem coragem de usar uma roupa daquela?!?

Mas sim um 👇🏻

  • Eu não usaria, mas lhe caiu bem, ela está feliz, percebe-se que está se sentindo bem, é isso que importa.

Certamente já teríamos diminuído anos, não só da conta do retrocesso, mas dos avanços das mulheres em várias frentes. Tenhamos empatia, olhemos para o que dá pra ser feito para melhorar, enchamos a nós mesmas de compaixão por outras mulheres e vamos em frente, juntas, nos apoiando de verdade.

Mulher, você é incrível. 👊🏻

Love, Lu.


Lu de Souza

Fundadora do Moeda de Troca, Empresária e atuante nas conexões femininas como uma ferramenta que muda seus negócios e vidas.

» Buscar por:

» Categorias: