O potencial de uma escolha

Finanças 25/10/2020

Olá mulheres incríveis 💰

 

Vou contar brevemente uma parte da minha história para vocês. E olha que resumir não é um dos meus fortes 😁

Tudo o que eu ganhava dos meus 16 anos até os meus 30 anos, eu gastava. Claro que comprei bens, mas fiz escolhas erradas demais nesse processo. Financiar um veículo foi uma delas, como a grande maioria das brasileiras ainda o faz.

No piloto automático, sem estudar de verdade, sem ter metas claras e estabelecidas, o consumo literalmente me consumiu. Os excessos de compras desnecessárias, de aquisições impensadas, cartões de crédito, contas incontroláveis porque eu permiti que isso acontecesse, uma vida à prazo e cara, e de repente o choque tão necessário.

Foi uma fatura de cartão de crédito deixada embaixo da minha porta, que deu início à escolha mais inteligente que eu faria até ali. Minutos abrindo aquele envelope, mais minutos destrinchando os fatídicos R$ 18.000,00 e muitos minutos para refletir sobre o que eu estava fazendo comigo mesma.

Encarar de frente quem nós somos de verdade, ali na essência, os nossos comportamentos sem mascarar nenhum, por pior que eles sejam, é um exercício fabuloso. Extrai de nós os pontos fortes e os fracos como nenhuma ferramenta é capaz de fazer. E foi isso que eu fiz. Fatura esfregada na minha cara, uma reflexão forte e sincera comigo mesma. E assim chegou a decisão de nunca mais ser aquela versão desequilibrada, financeiramente falando, consumista excessivamente e fazendo escolhas erradas uma atrás da outra, em se tratando de dinheiro.

Começava ali, há quase 5 anos atrás, uma jornada realmente formidável na minha vida. E não pense jamais que ela aconteceu como mágica, nunca foi e nunca será. Mudar crenças, formas de criação, educação, cultura absorvida nos bancos da escola, faculdade, do próprio país em que você nasceu e vive, como te ensinaram que deveria ser, é uma luta pesada.

Exigiu de mim muito estudo, muitas escolhas, coragem, ousadia e uma vontade incontrolável de mudar. E ainda hoje, anos transformados depois, exige diariamente que eu continue estudando, aprendendo, avançando e fazendo escolhas. Só que escolher hoje em dia tem outro sabor. Escolher com sabedoria e inteligência te dá poderes que você precisa experimentar.

Quando aprendemos a nos relacionar com o dinheiro, e damos à ele a posição que ele merece, uma porta gigantesca se abre. É como se uma vida toda, tivéssemos teias nos olhos que nos impediam de ver de verdade. Quando se toma a decisão de arrancar essas teias, se toma a decisão de mudar o que precisa ser mudado.

Hoje a minha relação com o dinheiro é simples assim: sem teias nos olhos. Mas até que todas elas fossem arrancadas, foi uma escolha e uma mudança de cada vez. Tudo de uma vez não dá! Tudo de uma vez não é saudável e nem um pouco inteligente, quando optamos de verdade por uma mudança significativa.

É no dia após dia, no conhecimento buscado e colocado em prática sucessivamente, que vamos transformar quem somos e como agimos. Até porque, a mulher, praticamente dona de todas as emoções do mundo, vai tomar mais solavancos nesse processo, isso é inegável.

Aprender a controlar as emoções e separa-las das decisões financeiras, vai fazer de você uma mulher muito melhor. Jamais duvide disso. Eu sou essa mulher e posso lhe afirmar que sim. Desde que você entenda que essa mudança é um processo, é uma maratona e não uma corrida de 100 metros. Assim como nascemos, engatinhamos, andamos, falamos e crescemos. Você vai fazer nascer a sua consciência financeira, vai engatinhar nesse processo, depois vai andar, falar e crescer continuamente na sua relação com o dinheiro.

E o dinheiro é importante, ele é o fruto do nosso trabalho, dos nossos negócios e das nossas escolhas. E cada vez que tomamos consciência disso, aprendemos a pensar melhor sobre essas escolhas, sobre o como fazemos e o como deveríamos fazer. Nos tornamos não só protagonistas das nossas vidas, vai muito além disso, nos tornamos livres para escolher o que queremos realmente ser e fazer.

Ah, se me permitem, mas não é tarde para começar a fazer isso Lu?!? Ouço muito essa pergunta. Para quem quer construir uma vida realmente significativa e em paz, não existe o tempo certo. Existe o seu desejo de mudança, só ele importa. A vida é agora!

Todas as escolhas tem potencial para gerar consequências boas e ruins. De fora você vê o resultado, mas é escolhendo estar dentro que você verá o esforço. A escolha é sempre sua.

Um beijo rico pra você 😘💰

 


Lu de Souza

Fundadora do Moeda de Troca, Empresária e atuante nas conexões femininas como uma ferramenta que muda seus negócios e vidas.

» Buscar por:

» Categorias: